Para os idiotas e mal informados, Eugênio Costa Almeida explica bem o que é sondagem em boca de urna. Agradeço ao mesmo pela força dada aqui.
Boca diurna, é também um método para se evitar fraudes grotescas e grosseiras.
É um método que se pode usar informalmente usando-se mecanismo sérios.
É uma das formas mais eficiente e eficaz de se evitar fraude eleitoral.
Os tribunais, ou as instituições, em nenhum país do Mundo consideram os resultados de boca de urna, mas é um dado sério para a opinião pública. Da a ideia e retrata com certa e fidedignidade a vontade popular. Geralmente, são dados usados pela imprensa para avaliar a tendência instantânea do desejo da População e fulminar pretensões fraudulentas.
Em Angola com tanta suspeitas de fraude, o processo de sondagem de boca de urna, poderia ser um mecanismo para desvendar as fraudes eleitoral, que há mais de 20 anos o poder corrupto do MPLA vem disseminando no país em todos os pleitos.
SIGNIFICADO DE SONDAGEM EM BOCA DE URNA
"Votação em boca de urna decorre durante o acto eleitoral. Fora da área de votação, essa "sondagem" pode ser feito de três formas: simulacro de urna (o inquirido coloca uma cópia similar ao boletim de voto com o que terá sido o seu voto real); pergunta ao inquirido onde votou (aqui a credibilidade é reduzida porque o inquirido não sabe quem o questiona e pode dizer qualquer coisa); e - o mais raro - colocação de um cruz no boletim igual ao do voto é entrega deste em mão dobrado ao inquiridor. No final, ou ao fim de algum tempo o inquiridor entrega as respostas ao "escrutinador". Este tipo de sondagem que, repito, decorre durante o acto eleitoral, é feita quer por órgãos de informação como por empresas de sondagens, como por investigadores para estudo antropológico e social do meio."[ Eugênio Costa Almeida]
Nelo de Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário