http://www.diariodocentrodomundo.com.br/

http://www.tijolaco.com.br

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Insignificância da UNITA

O processo Democrático em Angola tem reafirmado o que muitos de nós sempre acreditamos: a Democracia em Angola é possível sem a UNITA. E que esse partido, se antes era uma espinha na garganta para a paz, hoje constitui um câncer ou tumor maligno naquele lugar para a Democracia. Um tumor que deve ser removido. Essa remoção deve ser acompanhada com a convicção de que este partido nunca foi um equilíbrio saudável para o evoluir dos fatos na sociedade Angolana. Seu papel se reduz a destruir o que é erguido sem a sua complacência. Essa presunção de destruição está dada pela sua característica e origem tribal, que lhe faz pensar em ter e ser o representante daquilo que seus membros e dirigentes acreditam ser: a voz daqueles que fazem do tribalismo e do regionalismo instrumentos eficazes para canalizar crises políticas, noutros tempos gerando a violência; que justificasse um acomodamento das forças políticas a favor desse mesmo grupo.



A UNITA está no fim e poderia não existir se aquela convicção, do papel que ela tem diante da democracia angolana, fosse tomada a sério por todas as forças políticas no pais em especial a sociedade civil, esta que tem a missão patriótica de combater a corrupção. Eu sou de opinião que o MPLA, ou aqueles militantes deste partido obcecados em combater a corrupção, deveriam ser mais moderados com os grupos da sociedade civil, desde que estes não compactuassem em nada com aquele bando de terroristas. A UNITA precisa ser isolada, ilhada, politicamente falando, deve ser lançada como um naufrágio no alto mar, sem ter a esperança de um dia encontrar a próxima praia. Precisamos provar que esse partido não merece a confiança de quem luta, verdadeiramente, contra a corrupção, que não merece a confiança dos angolanos. E que ela só está aí para atrapalhar os nossos sonhos: de vivermos num país democrático onde todos nós possamos dormir e acordar sem pensarmos na existência de uma possível de guerra.


Hoje o problema sério de Angola é a corrupção. Por isso, não haverá êxito nem vitoria sobre este mal enquanto a UNITA existir. E não haverá vitoria de nenhum grupo de oposição sobre o MPLA, com todos os seus males ou não, enquanto a UNITA existir. Essa tese pode parecer dura para aqueles que vêem no MPLA o adversário a ser combatido e para aqueles que ainda têm a missão de combater a corrupção. Mas fatos são fatos e realidade é realidade, as mudanças de todos eles exigem o seguimento de princípios e regras sócio-políticas difícil de serem violados. O próprio MPLA sabe disso e faz do mesmo um jogo ao seu favor. Existem males maiores a curtos ( 20 anos) e medianos ( 50 anos) prazos em cima da corrupção. É o de se pôr um bando de terroristas, não reformados e não arrependidos, governando um país como Angola. Essa responsabilidade não se lhe incumbi a qualquer um descaracterizado ou a pessoas que assistiram, contemplaram e apoiaram a inquisição, a queima em fogueiras de crianças e mulheres naquele lugar que todos conhecemos como a Jamba. Quem não enxerga estas circunstâncias não é porque tem tanto ódio ao MPLA, mas porque é burro e carece de uma estratégia política para combater a corrupção. Além disso, os guerrilheiros de Jonas Savimbi que no passado foram tão desumanos com tudo que já sabemos, o que fariam hoje para combater a corrupção? Quando em política um dos objetivos, num país como nosso, nem é a redistribuição ou distribuição do poder, é a simples cedência do poder, absorção dos privilégios de uns para os outros. Só estes simples atos de forma anárquica e sem regra já caracteriza corrupção. Não há nada que indique ou que prove que a UNITA está aí para moralizar e civilizar a Administração Pública Angolana depois de trinta e cinco anos de independência.


Assim, as derrotas da UNITA na Assembléia Legislativa- as desistências-, provam a sua incapacidade de solucionar crises políticas. E retratam os constrangimentos, o jeito incomum e desastroso que eles têm de viver em civilização. Falta adaptação! Hoje felizmente estão desarmados e o canto em nome da paz que sai da boca dos seus dirigentes é precisamente por esta condição.


Nelo de Carvalho
WWW.blogdonelodecarvalho.blogspot.com
Nelo6@msn.com
WWW.facebook.com

2 comentários:

José Sousa disse...

Amigo Nelo!
Me desculpa mas o amigo está completamente enganado: Quanto à UNITA ser um bando de tribalistas, é totalmente falço, pois vivi em Angola e conheço todo o povo desde o Norte até ao sul. Os do Cento de Angola até ao sul são gente humilde e eram os que faziam parte da UNITA tal como eu. Os do Norte é que são tribalistas, terrorista, arrogantes e invejosos! Pois os do Centro até ao Sul eram pessoas trabalhadoras que a maioria já tinham as suas fazendas e lojas comercias. Já tinha carros e boas motos. Isto derivado ao fruto do seu trabalho. Foram eles que compuseram a UNITA para acabarem co o imprialismo, capitalismo, e ditaduras. Da maneira que o amigo descreve este tema até dá a impresão que em Angola se vive um sistema democrático! Pois aquilo que a UNITA combatia era que não ouvesse em Angola desigualdades. Que não focem esplorados como no tempo colonial! Mas infelismente o seu amigo José Eduardo dos Santos e familia, juntamente com empresas Brasileiras, Chinesas e Portugêsas, assambarcam toda a fortuna Angolana e os que perderam familia na Guerra por uma Angola livre e Democrática, não tem direito a uma fatia do bolo que é a fortuna que existe em Angola. Se no tempo colonial o sistem era mau, agora é o inferno para quem é onesto, humilde e trabalhadores. Os negros de Luanda e todo o Norte, sempre tivera a manaia de que eles é que são os melhores e que fora eles que escorraçaram com o colonialismo. Mas estão enganados, pois após o 25 de Abril em Portugal o MPLA estáva estinto por completo. Só a UNITA continuava na luta por uma independencia e um país democrático. Se tivesse existido eleições livres, a UNITA ganhava em cheio e Angola seria dos Angolanos com paz, liberdade de expressão onde todos teriam direito á assistência médica, trabalho e ordenados iguais e nuca e exploração pelos estranjeiros como está acontecer. Aconcelho o amigo a ler bem a História de Angola "Na Internete poderá encontrar vários Sait's" e informe-se da verdade. "Angola está a ser governada por Terroristas".
Aqui lhe deixo um Link para poder ler a verdade sobre Angola, sobre a UNITA e os papões corruptos.

http://www.angolaeseusfilhos.blogspot.com/

Aprecie bem este blog, pois este é toda a verdade sobre uma Angola dos Angolanos e não dos Estrangeiro. "ABAIXO A ESPLORAÇÃO PELOS ESTRANGEIROS SOBRE OS GENUÍNOS ANGOLANOS".

Um abraço

José Sousa disse...

Olhe, desculpe! Ainda voltei para lhe dizer que: afinal o amigo até vive no Brasil em Curitiba, como pode conhecer da realidade de um país, tanto no tempo colonial, como no actual. Eu vivi por vários sitios do centro de Angola durante 14 anos. Durante todo esse tempo os meus amigos e colegas não eram brancos, eram negros. Foram, desde sempre e para sempre, os melhores amigos que tive na vida. Com eles feliei-me na Unita para poder coloborar no combate ao colonialismo. Sou um amante da terra Angolana e até hoje sempre tive contactos com as GENTES de Benguela, Lobito, Sumbe, Huambo e Gabela. Sei muito bem o que se passa em Angola!

Bom Domingo.