http://www.diariodocentrodomundo.com.br/

http://www.tijolaco.com.br

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Quando a Manipulação Cai Mal a Todos

Para qualquer um de nós as palavras têm significados. Nós, isto inclui o Jornal de Angola. É verdade que Samakuva e a sua turma de ex-guerrilheiros terroristas são um bando de trogloditas que vivem batendo na mesma tecla e que perderam toda capacidade de criação, tornando repetitivos as ações políticas do partido da oposição que o mesmo dirige.


Mas se o Jornal de Angola ( como instituição séria) fosse rigoroso com tanta mesmice e tanta falta de criatividade livraria igualmente de suas páginas os discursos de pouca criatividade e as mensagens com a ausência de alteração ou variedade do poder executivo, que é quem, na verdade, dirige e comanda esse  famigerado Jornal. Que numa Angola onde nem fábrica de papel higiênico deve existir é comprado, às vezes, como alternativa deste bem tão útil para todos.

Que bom que o Jornal de Angola, sua direção e quem de direito deve falar sobre o mesmo, indiretamente, estão dando-se por conta que o mesmo jornal deve mudar. Ainda não chegamos numa fase democrática em que os adversários políticos do MPLA possam ter os mesmos direitos de voz e respostas nos meios de comunicação pública, com certeza nem eu faria o esforço para que esse dia chegasse. Mas é preciso que o mesmo Jornal aprenda dar voz à opinião pública ( ao povo) e ao desejo desta de que os fatos da administração publica, muitos deles executados de maneira péssima, por aquele mesmo poder executivo, sejam publicados no mesmo jornal, como matéria informativa, que não tenham só como objetivo enaltecer as qualidades do chefe. Mas, sim, denunciar esse mesmo poder, seus membros, entre eles os reconhecidamente como gente corrupta, que estão lá para manchar todo um processo. Que a informação trazida por esse jornal, também, tenha caráter denunciativo e investigativo.

Não se entende que um Jornal do porte do Jornal de Angola considerado o mais influente e poderoso do país, já que é dotado de todos os recursos possíveis, homens e dinheiro, e que é o meio jornalístico de um país tido como um dos mais corruptos do Mundo; é raro em suas páginas, quando não existem mesmo nunca, denuncias de corrupção e enxerga nos atos do executivo, e todos os outros poderes um ambiente onde tudo ocorre a mil maravilhas.

Não entendemos que quando comprovadamente existe um processo em andamento de investigação, a ser mencionado aqui: caso BNA ( Banco Nacional de Angola), caso Sonangol denunciado por Rafael Marques; onde a argumentação ou o direito de resposta, insatisfatório, da mesma empresa já constitui índice de ilegalidade a ser investigado e pesquisado por uma equipe de jornalistas investigadores, que esse jornal por direito e o poder que tem deveria estar dotado. Mas a omissão do mesmo constitui, não só um esfregar de areia na cara do seu público, mas, também, uma maneira descarada e de ser cúmplice na ocultação da corrupção e de todos os fatos que tornam a administração e o governo de Angola um colégio de governantes corruptos, uma seita de mafiosos que deveriam todos eles serem entregues a justiça. Se existisse justiça nesse país. Quem sabe o dia que, também, o mesmo Jornal dar-se o direito de informar sobre até que ponto o poder judiciário é transparente. E o povo que está aí, proprietário do mesmo Jornal, merecerem o tal poder.

Infelizmente os adversários clássicos do Jornal de Angola, Samakuva e a sua tropa de terroristas, fazem da mesma instituição, mesmo hoje quando a guerra já findou, e o que urge é o combate a corrupção, o baluarte da moral que os mais quatro milhões de membros e simpatizantes do MPLA dariam tudo para salvaguardar, pena que esse executivo que aí está e o seu camarada presidente não merecem.

Nelo de Carvalho
Nelo6@msn.com
http://www.blogdonelodecarvalho.blogspot.com/

2 comentários:

Sá Nogueira disse...

NELO
É COM IMENSO PRAZER QUE LI O QUE ESCREVEU ACERCA DO NITO ALVES. SENTI-ME VERDADEIRAMENTE ANGOLANO E CONSCIENTE QUE OS MEUS COMPATRIOTAS E CAMARADAS NÃO TEMEM DE FORMA ALGUMA AS ATOARDAS QUE DETERMINADOS FRACCIONISTAS SOBREVIVENTES FAZEM PERANTE A INTERNET. ESTOU FELIZ E PRONTO PARA LHE AGRADECER PELA SUA CORAGEM EM DIZER O QUE DE FACTO SÃO E FORAM POS FRACCIONISTAS. NITO ALVES QUE QUERIA APROVEITAR-SE DAS DIFICULDADES QUE ATRAVESSAVAMOS NA ALTURA PARA TOMAR O PODER PELA FORÇA E CONSEGUIR QUE OS NOSSOS INIMIGOS LEVASSEM A BOM PORTO OS SEUS DESIGNIOS, IMPEDIR A VERDADEIRA LIBERDADE DO POVO ANGOLANO. AGOSTINHO NETO É O NOSSO HEROI NACIONAL E NÃO UM ASSASSINO COMO ELES ESTÃO PROPALANDO. NDUNDUMA, MENDES DE CARVALHO, LUANDINO VIEIRA SÃO PESSOAS QUE SEMPRE LUTARAM PELA LIBERDADE DO POVO ANGOLANO. JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, NOSSO PRESIDENTE ESTÁ LÁ PORQUE O MPLA VENCEU PARA CIME DE 82% DOS VOTOS, QUER ISTO DIZER ESTÁ COMO PRESIDENTE PORQUE O POVO QUER. DESEJO AO MPLA MUITA FORÇA PARA CONTINUAR A DIRIGIR O NOSSO PAÍS. O POVO ANGOLANO ESTÁ CONTIGO. Luis Manuel Simões de Sá Nogueira

Sá Nogueira disse...

QUERO TAMBÉM COMENTAR AS ATOARDAS QUE ESSES SENHORES ESTÃO PROPALANDO PELA INTERNET, A PRIMEIRA É DIZEREM QUE NITO ALVES FOI MORTO E ATIRADO DE UM AVIÃO PARA O MAR, A OUTRA É DIZER QUE SITA VALLES FOI BALEADA NOS BRAÇOS E PERNAS E DEPOIS FUSILADA, ENFIM TUDO ISTO É A TENTATIVA DE MANIPILAR AS PESSOAS POIS ATÉ DÁ GRAÇA DANDO A ENTENDER QUE OS DITOS FRACCIONISTAS ESTAVAM VIAJANDO NO TAL AVIÃO ONDE SE DEITOU O NITO ALVES, ESTAVAM PRESENTES QUANDO A SITA VALLES LEVOU OS TIROS. TENHAM DÓ ASSIM NÃO NÃO É CORRECTO FAZER INVENÇÕES, TENTAR CRIAR MAIS ÓDIOS, FOI ISTO QUE NITO ALVES FEZ CRIAR ÓDIOS, TENTAR MANIPULAR A JUVENTUDE, É ISTO QUE ESTES MENINOS PRETENDEM MAS UMA COISA EU VOU GARANTIR COMO ANGOLANO, JAMAIS PERMITIREMOS SEJA A QUEM FOR QUE TOME O PODER PELA FORÇA, NA NOSSA TERRA QUEM QUER MANDAR TEM QUE IR AS URNAS, AQUI OS GOLPES NÃO PASSAM E UMA COISA POSSO AFIRMAR, QUE O GOLPE DE ESTADO DE 27 DE MAIO FOI SEVERAMENTE PUNIDO E PUBLICAMENTE POIS AGOSTINHO NETO FALOU PARA O POVO DE TAL MODO QUE MAIS NENHUM AVENTUREIRO TENTARÁ VOLTAR A FAZER O MESMO