http://www.diariodocentrodomundo.com.br/

http://www.tijolaco.com.br

domingo, 20 de junho de 2010

Português bom, é Português Comunista!

Mas um dos nossos se foi, ou melhor descansou, e o que ficou dele, seu espírito e sua obra, estará por longos tempos ao lado daqueles que mais ele defendeu: os pobres e os humildes deste mundo.


José Saramago, confesso que li muito pouco da sua obra, mas o que se diz sobre o mesmo é que é o maior fenômeno cultural ou literário lusitano depois da Revolução dos Cravos. Sem contar que é o único Nobel da literatura portuguesa até hoje. O último fenômeno pode tornar o mesmo na maior personalidade lusitana dos últimos cem anos.

Para a minha avô, que traumatizada com o desaparecimento dos seres queridos na “guerra” de 1961 ( engolidos pelo fascismo colonial português), e que erroneamente, desconfiava dos “brancos” e dos portugueses tenho certeza que este, mesmo sendo ateu, seria bem-vindo na nossa aldeia. A “típica” aldeia africana, longe e isolada do mundo, onde o homem branco ao chegar é visto com desconfiança e as crianças saem em fuga precipitada.

Até os que o odiavam seu atrevimento de ridicularizar a igreja, a bíblia e toda mistificação religiosa e estúpida , além da inveja, não deixaram de admirá-lo. Inveja porque seus adversários lusitanos não excitavam em dizer que o mesmo só ganhou o Premio Nobel por suas convicções políticas como escritor. O que é uma tremenda mentira. Se assim fosse, dir-se-ia, então, que Saramago foi o único que ganhou tal premio por ser comunista. O que é impossível e irreal, afinal, o que não falta na Academia Suécia e os júris do tal premio é agentes da CIA infiltrados e anticomunistas. Que o digam os intelectuais dos antigos países do Leste Europeu na era Soviética.

Pode se dizer que em nossos dias, de tantas crenças, onde as verdades são desprezadas e omitidas, Saramango é o Homem que matou deus( não está errado, é mesmo com letra minúscula) , literalmente. E não só pela sua falta de credibilidade, já que é nisso que reside sua existência, mas por este ser chato, mentiroso, desonesto e parecido com o que há de mais ruim na espécie humana. Aquilo tudo que o mesmo prega e rejeita como condição para estarmos bem e de agrado com ele. Ele é precisamente o inverso de tudo que exige de nós e demonstra ser!

O Homem, Saramago, declarou: deus é o lado mais ruim de nossa existência! E não se trata aqui de acreditar, como é necessário, para concluirmos que a existência deste ser é um fato. Aqui só precisamos não ser “cego” e “ensaiarmos” todos os nossos sentidos para alcançarmos a verdade, e estar longe de todas as crenças. Que é a miséria que sustenta todas as religiões que o dão suporte, a deus.

Como um artista, um escritor, e longe de ser um homem de ciência, mas fazendo o uso racional desta ( a filosofia), mostrou-nos que precisamos ter cuidados com os nossos delírios e invenções. Porque elas, com certeza, podem ser, também, a maior fonte de nossas infelicidades e desgraças. É só lermos e estudarmos um pouco da nossa história: a história da espécie humana. Onde nela encontramos a invenção da criatura deus.

Homens como Saramago não viajam no além, preferem estar entre seus semelhantes e tentar sempre transformar a realidade contando com a capacidade criativa do próprio homem. Sua obra está destinada a isso: transformar a realidade, ajudando aqueles que mais precisam, mesmo quando acreditam que não precisam. Esses são: os enganados desse mundo, os explorados por todos e qualquer motivos e os cegos.

Gloria eterna a esse Comunista!

Nelo de Carvalho
http://www.blogdonelodecarvalho.blogspot.com/
nelo6@msn.com

Um comentário:

Unknown disse...

Conheci Saramago o escritor o conferentista pessoalmente, em uma comferência realizada no Casa Grande Hotel no ano de 2007.Só de olhar para sua face via-se que irradiava literatura e sabedoria.
Foi para nós leitores de suas obras e educadores uma perda irreparavél.

Maria do Carmo Biasotto
Guarujá,Vitória