http://www.diariodocentrodomundo.com.br/

http://www.tijolaco.com.br

domingo, 13 de agosto de 2017

OPÇÃO ELEITORAL


Para aqueles que vivem me perguntando em que partido eu votaria se estivesse em Luanda, a resposta é: meu voto vai para a CASA-CE.

Aí, vem a segunda pergunta, mas você é militante da casa CASA-CE. Resposta: não sou e nem se precisa ser militante de nenhum partido.

Confesso, a bem da verdade e de todas as minhas convicções, tenho mais simpatia pelo MPLA do que pela CASA-CE. Mas minha convicção também me diz que o MPLA, depois de 42 anos no poder, transformou-se no que temos aí; um partido de gente oportunistas, maldosas, arrogantes e egocêntricas.

O MPLA no poder transformou práticas do mal em virtudes. Por isso, em nome de um passado prefiro ver o MPLA na oposição.É na oposição, hoje, que Angola precisa desse Partido, se a Democracia é verdadeiramente um regime sério em que todos os angolanos optamos em construir, o MPLA pode ser útil na oposição, usando sua experiência.

É de um oportunismo, de matar tudo que respira, quando intelectuais do MPLA ( João de Melo, João Pinto - tradicionais bajuladores- e outros) vêm ao público falar de uma suposta falta de alternativa ao MPLA no ambiente político angolano.

Por que falta de alternativa, desde quando é que o exercício da política e a boa administração do Estado só cabe ao MPLA? Até porque nos 42 anos de governação as falhas protagonizadas pelo partido no poder foram precisamente baseadas em ideias de que o MPLA é o único partido a resolver os problemas do povo angolano. Tudo mentira! Nas condições de Angola, uma nação multifacetada por grupos políticos com interesses divergentes, apresentar-se como único na solução dos problemas gera caos, divergência, violência, e, como não poderia deixar de ser, usa-se a corrupção como atos do governo.

Ser o único partido a solucionar os problemas de Angola, no ambiente mwangolé de sermos, é ser corrupto. É protagonizar desmandos na hora de governar. É inculcar o apartheid e a separação. É discriminar a mulher, o homem por ser branco, negro ou mulato. Enfim, é tudo menos governar para todos.

Ver o MPLA na oposição é dar esperança a milhões de angolanos que à medida que o tempo foi e vai passando já não se revêm no MPLA e desconfiam das promessas dos seus dirigentes. E esse fenômeno é cada vez maior.

Eu voto na CASA-CE. Não porque esse partido é o melhor dos partidos, mas é precisamente uma das novidades políticas, que inteligentemente, foi construída por aqueles que se cansaram do trio MPLA, UNITA e FNLA. Um trio que ao longo da nossa história ajudaram a transportar os inúmeros pacotes de maldades que levaram ao inferno e à desgraça milhões de vida de Angolanos.

A CASA-CE como partido ou agremiação política consegue reunir os angolanos numa só ideia; a ideia de democracia em que as leis, a justiça e a meritocracia estão acima de interesses dos projetos individuais.

Ir direito ao assunto e dizer quem é quem nessas eleições é muito importante. Prefiro, prefiro dizer: por enquanto vamos confiar na CASA-CE e depositar nosso voto nesse Partido.

Mas para aqueles que acham que a CASA-CE não merece o voto do cidadão, podem votar em qualquer partido, desde que não seja o MPLA. Ou seja, nessas eleições quem merece ser derrotado é o MPLA.

O Povo Angolano, a sociedade Angolana precisam mostrar ao mundo e a nação em que vivemos que o MPLA merece ser julgado nas urnas com uma derrota.

Nelo de Carvalho


Nenhum comentário: