http://www.diariodocentrodomundo.com.br/

http://www.tijolaco.com.br

sábado, 19 de agosto de 2017

OS SÍMBOLOS QUE ATERRORIZAM NOSSAS VIDAS



A TV Zimbo agiu bem, o passado não deve ser esquecido, assim como o presente não pode ser engolido de qualquer maneira.

O passado é a guerra imposta pelo terrorismo dos homens de Jonas Savimbi, o presente é a corrupção institucionalizada pelo MPLA de JES. Aquele como este são símbolos que nos aterrorizam.

Fazer recordar o tom da guerra agora e sempre é de mais valia, principalmente, nesse momento. Até porque ninguém quer esquecer os crimes que a Unita cometeu. Recordar o passado, viver a história é evitar que as coisas se repitam.

E isso vale para todos. Até porque é doloroso ver terroristas a governar sem serem nunca julgados pelos crimes que cometeram.

Por outro lado, isso não justifica a permanência no poder de quem rouba e desvia recursos públicos que deveriam servir para melhorar a vida da População.

Por isso, entre a UNITA de passado terrorista e o MPLA com um presente de corrupção, ficamos com a melhor alternativa possível: a CASA-CE.

Tanto a UNITA quanto o MPLA mantém o país na posição em que está, na posição do medo, porque continuamos a sentir o cheiro da pólvora e ouvir os gritos daqueles que foram cravados por balas de ambas as partes.

Por isso, a possível alternativa vem da CASA-CE, esta é parte do contesto angolano melhorado.

O que a TV Zimbo apresentou são as provas das acusações contínuas de ambos os lados ( MPLA e UNITA) que põem novamente o cidadão naquela condição e pergunta: o que faço agora. Por isso, fui sempre a favor da extinção da Unita como Partido Político, hoje, sou a favor da extinção do MPLA como partido. Tudo isso pode parecer impossível. Essa impossibilidade é anulada se encontramos alternativas possíveis. E vem daquilo que os próprios angolanos criaram combinando o passado tenebroso com o presente que insiste em nos fazer sofrer.

Até hoje em Angola vivemos entre dois símbolos, a Unita de Jonas Savimbi com sua carga de criminosos e assassinos; e o MPLA de JES com sua carga de partido corrupto a querer se perpetuar no poder.

É simples: precisamos nos livrar de duas coisas: do medo da guerra, e do medo do presente em sermos dominado pela corrupção. A TV Zimbo esqueceu o último detalhe.

Nelo de Carvalho



Nenhum comentário: