http://www.diariodocentrodomundo.com.br/

http://www.tijolaco.com.br

sábado, 19 de agosto de 2017

UMA CRITICA AO KUDURO


Kuduro arte!? .... Perdi a noção do que é arte!



Kuduro para mim, da forma como a vejo aqui no Brasil é diversão bizarra.

O que me envergonha, o que me provoca repugnância - o que me rebaixa como gente e cidadão-, para mim não pode ser vista como arte. E não estou aqui questionando o fato de alguém me dizer como me sinto.

Falo por mim mesmo, falo daquilo que o Kuduro não produz em mim, satisfação, deleite ou uma suposta alegria de viver. Afinal a função da arte é essa, dar vazão a sentimentos verdadeiros, sentimentos que não nos humilham, nem a quem presencia, nem quem execute, no caso a verdadeira arte.

A arte, como tudo que o homem optou em usar para sua sobrevivência, existe para nos superarmos. No kuduro você não se supera, você se entrega ao que todos já sabiam: ao preconceito que transforma o homem africano em um ser sempre em situação de questionamento. Será que ele é, pode?

Como tudo nessa vida, coisas produzem lixo, os homens produzem lixo, qualquer micro ou macro sistema produz lixo.

O kuduro é a produção do que temos aí como sistema. É o resultado da falta de cultura, o resultado do mau aproveitamento do tempo para se estudar; para nos educarmos, instruirmo-nos como gente, homens, pessoas, seres, jovens e mulheres.

O kuduro é o resultado de um fracasso, o fracasso da governação, o fracasso da construção do homem novo que Agostinho Neto depois de 1975 muitas vezes proclamou.

O kuduro é o que temos de "melhor" naquilo que o MPLA soube produzir como resultado da arrogância, resultado da desgovernação, do vampirismo de Estado, da ganancia, do abandono de milhares e milhões de pessoas nesse país.

O kuduro não é o simples refugio dos pobres, ou de alguém que quis fazer da arte um instrumento de desabafo e protesto. Ao contrário, é a promiscuidade buscando um lugar para coabitar onde não devia. É a promiscuidade promovida e catalisada por uma burguesia, com a convicção humilhante de que tudo ou qualquer coisa para aliviar a desgraça de quem é pobre, está valendo.

O kuduro é uma ofensa aos pobres deste país chamado de Angola!

Nelo de Carvalho


Nenhum comentário: