http://www.diariodocentrodomundo.com.br/

http://www.tijolaco.com.br

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

DESGASTE DA OPOSIÇÃO!?



Propagandear um desgaste da oposição porque essa simplesmente entrou com um recurso na justiça alegando fraude é análise que não procede e reflete medo de quem ganhou.

A gritaria da oposição é mais do que legitima, além de tudo, não é assim que funciona nas democracias? Afinal, onde está na gritaria o ato de violência que tanto nossa sociedade condena e que precisamente durante anos ajudou a diabolizar uma parte dela, no caso a UNITA?

Ou seja, a reclamação é precisamente um ato pacifista contemplada na Lei e na Constituição da República. Desgaste de verdade seria se a oposição não reclamasse. Ou melhor, não só seria desgaste, mas teríamos uma oposição inservível.

A fraude, além de ser real e comprovada, mas omitida pela justiça, está no imaginário popular como o instrumento que o MPLA usa para se perpetuar no poder. Então é esse partido que será vítima de desgastes.

O verdadeiro desgaste vem de quem está há 42 anos no poder, e que nos últimos 25 anos se a segura ao mesmo de maneira duvidosa, cambaleante, corrupta e agora também fraudulenta.

Tanto que se não fosse pela fraude em vez de 10% com certeza teria perdido mais cadeiras na Assembleia Legislativa. Ao contrário, a oposição vem ganhando cadeiras.

O que podemos dizer da oposição é que se exige dela uma estratégia que deve consistir sim num discurso pacifista e eficiente, e não ter pressa de ver os fatos passar. O inimigo do MPLA é o próprio tempo, a incompetência, a corrupção e agora a fraude que muitos de nós aqui teremos missão de desmascarar.

A oposição precisa lutar contra a corrupção de forma digna, honrada, esperançosa; precisa denunciar o que tem aí de atos fraudulentos nesse governo corrupto agora com o nome de João Lourenço.

A oposição é parte desta Angola que se renova e não se confunde com o kwacharismo moribundo de Jonas Savimbi, precário; verdadeira fonte de onde se inspiram os corruptos para roubarem, enganarem e fraudarem diante de todos nós atos visíveis.

Ser oposição hoje é ato de valentia que caracteriza poucos angolanos, mas este pouco vai se fortalecendo, porque a maldade a ser combatida é a corrupção e oportunismo de classe. Agora é só saber de que lado o MPLA está para evitar o desgaste desse partido.

Nelo de Carvalho


Nenhum comentário: