http://www.diariodocentrodomundo.com.br/

http://www.tijolaco.com.br

domingo, 17 de setembro de 2017

FACA NOS DENTES E SANGUE NOS OLHOS



Tudo bem gente, as eleições foram fraudulenta. Mas qual o motivo de a oposição se ausentar no Parlamento? Seria um mero protesto ao longo dos cinco anos que não levaria a nada. Até porque já tivemos esse ensaio.

Eu penso o contrário. A oposição sim deve assumir as cadeiras que tem no parlamento e daí é que devem surgir as futuras reclamações e protesto da fraude e corrupção.



Por outro lado, o parlamento, com fraude ou corrupção, deve ser visto como um dos campo de batalha dos angolano, onde tudo deverá ser solucionado.

A analogia pode servir para o judiciário, ninguém ( a oposição) esperava uma decisão justa de um judiciário corrupto e enviesado, mas a oposição teve que recorrer a ela.

A moral é a seguinte, no meio de tanto caos, as armas não vão solucionar nada, e usar o caos como instrumento para se denunciar a fraude e a corrupção já foi feito por Jonas Savimbi, que no fundo só ajudou mais a levar o país a essa situação.

Vivemos nos tempos em que o cidadão quer ver sim batalhas entre às partes, faca nos dentes e sangue nos olhos de cada uma dessas partes. Mas que seja a batalha para fazermos da ordem a nossa razão de existir. Há algo de bom nesse ambiente, melhor do que em 1992, é que só temos um exercito e uma polícia, assim como um tribunal. Mesmo esses sendo manipulados pela corrupção e a fraude.

A saga da oposição nesse momento é a luta pela moralização, pelo exemplo de cidadania, é a sobrevivência do que é e deve ser mais civilizado. Isso não é necessariamente feito com o ruído das espadas e o barulhos dos canhões.

Ao contrário, para aqueles que estão em desvantagem, precisam chamar atenção pelo seu cavalheirismo.

A luta é pelo civismo, em nome de uma sociedade menos bárbara, e só no Parlamento a partir da posse dos deputados da oposição isso pode ser demonstrado.

A fraude precisa ser demonstrada todos os dias e de maneiras e formas diferentes. Porque ela não é só um fenômeno pontual e local, é um vício do poder corrupto que se construi em todos os atos do processo administrativo eleitoral, assim como em outras áreas.

Nelo de Carvalho


Nenhum comentário: